sábado, 14 de novembro de 2009

Dia Mundial da Diabetes

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia.

Quem está em risco de ser diabético?

  • Pessoas com familiares directos com diabetes;
  • Homens e mulheres obesos;
  • Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
  • Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
  • Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
  • Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.

Quais são os sintomas típicos da diabetes?

Nos adultos:

  • Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);
  • Sede constante e intensa (polidipsia);
  • Fome constante e difícil de saciar (polifagia);
  • Fadiga;
  • Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;
  • Visão turva.

Nas crianças e jovens:

  • Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
  • Ter muita sede;
  • Emagrecer rapidamente;
  • Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
  • Comer muito sem nada aproveitar;
  • Dores de cabeça, náuseas e vómitos.


NASA anuncia descoberta de água em cratera da Lua
Impacto de foguete contra cratera no Polo sul da Lua produz nuvem de material contendo água

"É um pequeno passo para o homem, mas um enorme salto para a humanidade"
— Neil Armstrong
A 40 anos atrás o homem pisou a superfície da Lua e agora
40 anos depois eles descobriram água na superfície da Lua
cerca de 90Lt de agua que utilizarão para fazer pesquisas
e descobrir mais sobre a nossa galáxia e sistema sola, é
o que eles esperam conseguir ao estudar a água encontrada
no nosso satélite natural como disse Neil Armstrong um enorme
salto para humanidade ao pisar na Lua.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Sexta-feira 13....

black-cat.jpg image by fernandozenmaster

Sexta-feira 13, quem poderia ficar indiferente diante de uma data tão atípica. O número 13, desde os primórdios do cristianismo sempre esteve associado a “Morte”.

Existe até uma palavra para designar o pavor causado por tal número, “Triscaidecafobia”.

Catarina Reis.... Uuuuuuuuu........

sexta feira 13


O número 13
A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.


Dia 15 de Novembro é o dia Nacional da Linguagem Gestual, por dia 15 ser Domingo, decidi colocar a imagem deste dia hoje.


Um Mito Real

Mas afinal porque é que ‘Sexta-Feira 13’ é considerado um dia de azar?Na realidade, não existe uma explicação definitiva – apenas uma grande combinação de dados. Quer a ‘Sexta-Feira’, quer o número 13, têm associações negativas no imaginário colectivo.A ‘Sexta-Feira’ foi considerado o dia do azar pela primeira vez no conto ‘The Canterbury Tales’ do século XIV, mas as suas implicações vão bem mais longe… diz-se que a Crucificação de Cristo ocorreu numa sexta-feira. No mundo dos negócios, sempre foi considerado arriscado iniciar actividade à Sexta-Feira… pois ao segundo dia de trabalho o negócio estaria fechado (por ser, Sábado).Por outro lado o número 13 é considerado azarado por negar o número 12, o número que representa a complementaridade – o número perfeito. Na história, havia 12 tribos em Israel, 12 apóstolos, 12 deuses no Olimpo, existem 12 signos do zodíaco, os relógios têm 12 horas e o ano 12 meses. Portanto o 13 é o número do azar… a negação da perfeição e da harmonia.Mas a realidade é que existem centenas de explicações, que vão desde uma maldição do tempo das cruzadas e dos templários até às bruxas de Sabbath.Uma curiosidade: o medo da Sexta-Feira 13 chama-se “paraskavedekatriaphobia”! Mas que não se tome esta fobia por uma excentricidade – segundo o Wikipedia, nos EUA de 17 a 21 milhões de pessoas sofrem deste medo, chegando algumas ao ponto de nem sair de casa!

Dia da linguagem Gestual



A línguagem Gestual portuguesa (LGP) é a língua utilizada pelos Surdos portugueses e é uma linguagem visual que se baseia nos movimentos , configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que comunicam em LGP. A utilização da linguagem oral e Gestual usadas ao mesmo tempo é impossível porque tem gramáticas diferentes entre si . A LGP como todas as línguas tem uma gramática e um dicionário próprio ques se denomina Gestuário em que os significados aparecem sobre a forma de gestos .A linguagem Gestual não é universal uma vez que a Língua é o espelho da Cultura , por isso diferem entre si . Apesar de cada língua ser própria de cada cultura , os surdos de diferentes nacionalidades conseguem estabelecer comunicação.

sexta feira 13. . .

Sexta Feira 13!!**




A Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.

O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.


Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.

Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.

Além da justificativa cristã, antes disso existem duas outras versões que provêm da mitologia nórdica que explicam a superstição. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.

15 de Novembro - dia da linguagem gestual Portuguesa

Dia Nacional da Linguagem Gestual


A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua utilizada pelos surdos portugueses e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que comunicam em LGP.
A utilização das duas línguas (a oral e a gestual) ao mesmo tempo é impossível porque elas têm gramáticas diferentes entre si.
A LGP, como todas as Línguas, tem gramática própria e um dicionário próprio, que se dá pelo nome de Gestuário, em que os significados aparecem sob a forma de gestos. Pelo facto de ter gramática e dicionário (neste caso um Gestuário), a forma de comunicar dos surdos portugueses chama-se Língua Gestual Portuguesa (LGP), e não linguagem gestual, uma vez que a linguagem não tem regras fixas, nem dicionário.

A língua é o espelho da sua Cultura e, como tal, elas diferem entre si. Como os surdos portugueses têm uma cultura própria, a língua gestual portuguesa é diferente das demais línguas gestuais.

Apesar de cada língua ser própria de cada cultura, os surdos de diferentes nacionalidades conseguem estabelecer comunicação.

Dia da linguagem gestual



Língua Gestual Portuguesa

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é a língua utilizada pelos surdos portugueses e é uma língua visual que se baseia nos movimentos, configuração e orientação das mãos e na expressão facial das pessoas que comunicam em LGP.
A utilização das duas línguas (a oral e a gestual) ao mesmo tempo é impossível porque elas têm gramáticas diferentes entre si.

As mãos

Com mãos se faz a paz se faz a guerra.
Com mãos tudo se faz e se desfaz.
Com mãos se faz o poema – e são de terra.
Com mãos se faz a guerra – e são a paz.

Com mãos se rasga o mar. Com mãos se lavra.
Não são de pedras estas casas mas
de mãos. E estão no fruto e na palavra
as mãos que são o canto e são as armas.

E cravam-se no Tempo como farpas
as mãos que vês nas coisas transformadas.
Folhas que vão no vento: verdes harpas.

De mãos é cada flor cada cidade.
Ninguém pode vencer estas espadas:
nas tuas mãos começa a liberdade.

Manuel Alegre

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Wallace e Gromit


PARABÉNS AO WALLACE E AO GROMIT,

pelos seus 20 anos

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Meus lindos...

Embora a minha presença tenha vindo a ser distante, quero-vos dizer que estou sempre deste lado a troçer por vocês para que tudo corra bem...e que tenham o melhor proveito. Sexta-feira estou aí para voltar a chatear-vos... EHEH Beijinhos para todos